domingo, 8 de fevereiro de 2009

6 de Fevereiro Aniversário do Rei do Reggae - BOB MARLEY.



O PROFESSOR AUGUSTO NÃO PODE ESQUECER O ANIVERSÁRIO DO REI BOB MARLEY .


Hojé é um dia mitico para a cultura Reggae em todo o mundo.
Bob Nesta Marley nascia a 6 de Fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica. Defensor da maconha, da paz, da justiça, da igualdade e da libertaçao e respeito por África.
As letras das suas músicas ganharam um lugar para a eternidade e têm passado de geraçao em geraçao, nos quatro cantos do mundo. "One love" ficou mesmo para a história como a melhor cançao do milénio classificada pela conceituada BBC.



Em Julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedo do pé direito, mazelas que pensava serem o resultado de uma partida de futebol. Mas a verdade é que a ferida não cicatrizou, e Marley descobriu que tinha um melanoma maligno que se desenvolveu sobre a unha.
Os médicos o aconselharam-no a ser amputado, mas isso ia afectar a sua música, a sua interpretaçao em palco...por outro lado, os princípios rastafaris que seguia iam contra o tratamento médico, pois diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. E assim Bob Marley entregou-se nas maos do seu Jah, esperando a morte, mas sempre cantando bem alto as suas crenças, as suas ideologias por um mundo melhor, mais unido e uma África livre...
Hoje as suas letras fazem todo o sentido e a sua música tornou-se imortal deixando um legado único para as geraçoes futuras.


Nenhum comentário: